Você sabia que os exercícios físicos melhoram a imunidade?

#

Atividades físicas protegem o nosso corpo contra gripes, resfriados e viroses.

A busca pelo bem-estar e pelo corpo saudável são prioridades para nós. E o exercício físico, além de melhorar a nossa autoestima e disposição, também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico – uma rede de células que tem o objetivo de defender o nosso corpo contra a ação de microrganismos.

Pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG) comprovam que a atividade física moderada tem influência positiva sobre o sistema imunológico, ou seja, diminui os riscos de infecções. Já os treinos frequentes de alta intensidade, podem gerar um estresse no organismo, baixando a nossa imunidade. Vale ressaltar que o estresse, a má nutrição, o sedentarismo e o tabagismo estão na lista dos fatores que diminuem a ação do sistema imunológico.

Melhorando a imunidade

Atividade física praticada com moderação, ou seja, pelo menos três vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos, pode fortalecer e melhorar a imunidade. Isso porque o esporte contribui para o aumento do número de glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo.

Suar a camisa com os exercícios aeróbicos estimula a circulação sanguínea – o que aumenta a oxigenação das células e o transporte de nutrientes para o corpo – isso já diminui os quadros de inflamações do corpo.

Além disso, a prática de atividades é fundamental no caso de doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus e a Fibromialgia. Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de o exercício físico promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e não fique mais suscetível a diversas doenças.

 

O que você achou sobre o assunto? A sua rotina ajuda a manter a sua imunidade alta? Comente!

Posts relacionados

Deixe um comentário