Alimentos que amenizam os efeitos da TPM

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Que Dia do Lixo que nada. Quem é mulher sabe, o período em que mais se comete deslizes na alimentação é durante a TPM.

Nesta época, o sexo feminino tem uma grande variação de humor e busca em certos alimentos, principalmente no chocolate, um escape para este turbilhão de emoções.

Antes de jogar toda dieta e os treinos por água abaixo, um dos caminhos para amenizar os efeitos da tensão é praticar exercícios físicos. Eles melhoram o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação.

Alimentação faz a diferença

O que você come também pode influenciar nesta fase. Nutricionistas recomendam que, quando a TPM chegar, o consumo de frutas deve aumentar e alimentos com muita gordura (carnes gordas, laticínios, frios e embutidos), sal, açúcar e cafeína devem ser evitados. Dê preferência a alimentos ricos em cálcio (alivia os desconfortos e dores, diminui a cólica e o inchaço) e magnésio (ameniza as dores de cabeça e ajuda no controle da compulsão por doces).

Veja a lista de alimentos que podem dar uma forcinha durante a tensão pré-menstrual.

Ômega 3 (Salmão, atum, chia, linhaça) – Tem ação anti-inflamatória, redução das cólicas e melhora do humor.

Vitamina E (Castanha do Pará, amêndoas, milho, óleo de semente de girassol) – Ameniza as dores na mama.

Vitamina B6 (Nozes, banana, feijão, lentilha, cenoura, leite) – Melhora o sono e o humor.

Chocolate amargo (Mais de 50% de cacau) – Maior liberação das endorfinas, causa relaxamento e maior controle da compulsão por doces.

Saladas e produtos integrais – Promovem maior saciedade.

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