Alongamento: hora de relaxar e esticar

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O treino foi pesado. Muita força, determinação e sensação de dever cumprido. Em outros casos, aula puxada e a musculatura bem exercitada.

E agora, fim de papo, bora para casa, trabalho, faculdade…

Nada disso! E o alongamento?

A maioria dos alunos esquece de fazer alongamento após os exercícios físicos. Ou porque está cansado para fazer qualquer outra coisa ou porque a rotina exige essa “pressa” que de ir embora correndo.

Benefícios do alongamento

Porém, o alongamento é essencial para a musculatura, em razão dos benefícios que traz para o corpo. Dá uma olhada:

  • Reduz as tensões musculares;
  • Relaxa o corpo;
  • Deixa os movimentos mais soltos e leves;
  • Ativa a circulação;
  • Aumenta a Flexibilidade.

 “Alongar nunca é ruim e só traz benefícios para o corpo. O ideal é fazer após as atividades físicas, para relaxar a musculatura e as articulações”, disse o professor Ewerton Almeida, da Academia 24h.

Em casos especiais, em que o aluno possui problemas no nervo ciático ou contraturas musculares, é aconselhado alongar-se antes do treino “Para ajudar a soltar a inflamação muscular”, acrescenta Ewerton.

Como fazer?

três pessoas fazendo alongamento na sala de ginástica da academia.

Os músculos devem ser alongados de forma gradativa. Se um alongamento é feito muito rapidamente, o músculo responde com uma forte contração, aumentando a tensão. A #Dica24h é alongar lentamente, esticando o músculo de 30 a 40 segundos.

Mas, atenção! Não estique até o ponto de sentir algum desconforto ou dor. Se doer, é hora de parar!

Agora que você sabe que alongar faz bem, relaxe e estique-se! 

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