Aprenda a decifrar o rótulo dos alimentos

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Comprar a comida certa, decifrando o rótulo dos alimentos, nem sempre é tarefa fácil, além de ser chato pra caramba (pra algumas pessoas).

A dúvida começa, por exemplo, em saber a diferença entre light, diet, integral ou zero.

Passando o olho nas prateleiras e geladeiras dos supermercados, é comum não ter 100% de certeza de qual alimento é o mais indicado para o seu objetivo ou não entender quais são os benefícios e ingredientes que cada embalagem possui.

Qual a alimentação ideal para o pré e pós-treino?

A Academia 24h consultou a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Anvisa para te ajudar a entender melhor os rótulos de cada alimento e colocar isso como hábito na sua vida, afinal, tem algumas coisas que vão te deixar surpreso.

Tá vedo o rótulo? Então é hora de LER

Carboidratos

São nutrientes cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (batata, mandioca, inhame etc.) e doces em geral.

Proteínas

São nutrientes necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos em carnes, ovos, leite e derivados, e nas leguminosas (feijão, soja e ervilha).

Cinco alimentos que ajudam a ganhar músculos 

Sódio

Está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos e embutidos). Deve ser consumido com moderação, uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Dê uma pitada de saúde em seu cardápio, diminua o sal 

Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para manter os ossos saudáveis. No nosso organismo, atua no metabolismo celular, na contração muscular e em diversos processos. Para que o organismo absorva de forma eficaz o cálcio, é importante que ele seja ingerido sem associação com alimentos que contenham cafeína ou ferro.

Fibras alimentares

Estão presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.

Gorduras e calorias

Valor calórico ou energético

É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo nutricional, o valor é expresso em forma de quilocalorias (kcal).

Gorduras totais

São nutrientes que também fornecem energia para o corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras saturadas

Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por isso o consumo deve ser moderado.

Gorduras trans

Encontradas em grande quantidade em alimentos que utilizam gordura vegetal hidrogenada em suas preparações. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso corpo não precisa dele, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

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