Conheça os benefícios do café para o seu treino

#

Uma das bebidas mais amadas do Brasil é o café.

Espresso, curto, italiano, carioca, duplo, filtrado ou com leite, não importa. Assim que você acorda, ele está lá fresquinho, te esperando. Depois do almoço, ele aparece para te deixar acordado(a) para voltar ao trabalho.

Tanto faz se é manhã ou tarde, se é quarta-feira ou domingo, o bom e velho cafezinho faz parte de grande parte dos brasileiros. A Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) aponta que a média do consumo da bebida atingiu o incrível número de 81 litros por habitante em 2015.

Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Beber café é saudável. A cafeína exerce um efeito estimulante no sistema nervoso central, produzindo uma sensação de bem-estar e redução da fadiga. Além disso, segundo a nutricionista Katia Benevento, a bebida é um alimento funcional e ajuda a acelerar o metabolismo.

Para quem treina, os efeitos são potencializados, seja para quem busca hipertrofia, perda de peso ou aperfeiçoamento do condicionamento físico. “O café contribui para a melhora da performance, estimula o sistema cardiorrespiratório e a contração muscular”, afirma Katia.

café estimula o sistema cardiorrespiratório

 

Café da tarde

Um xícara antes de ir treinar irá potencializar os efeitos no organismo durante a atividade. De acordo com a profissional, tanto para quem pretende emagrecer, quanto para quem deseja ganhar definição, o ideal é consumir 30 minutos antes do treino aeróbio. “Mobiliza os ácidos graxos mais facilmente para serem utilizados como combustível, mantendo a massa muscular”, alerta.

café ajuda na definição muscular

Lembre-se, nada de exageros!

A quantidade máxima aconselhada por dia é de 400 mg de cafeína, ou seja, entre quatro ou cinco xícaras de café espresso.

Ah, se você não quiser puro, na hora de adoçar, dê preferência para os adoçantes naturais. 😉

Katia Benevento

Nutricionista

CRN3-27599

Fone: (11) 94795-3935

 

Posts relacionados

Deixe um comentário