Cacau pode te ajudar a ter o corpo ideal

#

As mulheres são as maiores consumidoras de chocolate (não cacau) do Brasil. Quem afirma é a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) em recente pesquisa. Isso não é tão difícil de imaginar, afinal, o doce é uma das saídas mais procuradas para combater a TPM.

Entre homens e mulheres, o preferido é o chocolate ao leite. O chocolate branco aparece como o segundo mais consumido, à frente do chocolate amargo.

Substitua o chocolate pelo cacau

E para aqueles que treinam? Bom, para viver de forma saudável é preciso, além de se exercitar com regularidade, ter uma alimentação balanceada. Um bom começo é substituir o chocolate por cacau!

Sete dicas para ser mais saudável 

A nutricionista do Hospital São Camilo, Vanessa Santos, conta que a fruta contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento. Os antioxidantes ajudam a apoiar o sistema imunológico, podem prevenir câncer e doenças do coração, retardar o processo de envelhecimento e promover a regulação da flora intestinal e seu funcionamento saudável.

Os benefícios do cacau também podem ser sentidos durante a prática de atividades físicas. Segundo Vanessa, seus nutrientes auxiliam no transporte de nutrientes e oxigênio para o músculo, o que melhora o rendimento esportivo. “[O cacau] Atua no metabolismo de carboidratos como fonte de energia, estabilizando a glicemia e evitando picos e baixas de glicose no sangue, auxiliando na manutenção do rendimento em todo o treino, além de melhorar a cognição para atividades que exigem foco, concentração e estratégia”, diz.

Cacau e a perda de peso

Quem quer perder peso pode consumir cacau. Os antidepressivos naturais encontrados nos grãos do cacau auxiliam na manutenção das dietas, melhorando a aderência. E a nutricionista dá a dica de quando comer a fruta. “No pré-treino, em atividades aeróbias, promove uma alteração bem menor da pressão, agindo como proteção cardiovascular, ou seja, atenua a resposta da pressão arterial ao exercício”, afirma.

Ah-rá!

Cacau e o ganho de massa muscular

Na sala de musculação ninguém precisa ficar com ciúmes. Para aqueles que querem crescer, o cacau evita a perda de massa, reduz as dores após os exercícios e contribui para a recuperação muscular, pois auxilia a reconstrução celular.

Quanto comer?

Eis a questão. A quantidade recomendada varia muito de pessoa para pessoa e o ideal é que um nutricionista indique, para que os benefícios sejam aproveitados ao máximo.

Posts relacionados

Deixe um comentário