Caia fora dos cinco erros mais comuns na academia

– Roupa?

– Ok.

– Tênis?

– Ok.

– Garrafinha de água?

– Ok.

Depois deste checklist há quem acredite que é só olhar na planilha, levantar barras e halteres e pronto, o treino está feito.

Claro, que não!

Para alcançar um objetivo, é preciso mais do que se exercitar, é preciso se treinar do jeito certo. E algumas decisões aparentemente inofensivas podem prejudicar o trabalho.

Segundo educadores da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fazer qualquer exercício de maneira incorreta pode causar lesões articulares e musculares, fadiga excessiva, câimbras, falta de ar e diminuição do desempenho e dos resultados nos treinamentos.

Por isso, fique por dentro de alguns deslizes que são comuns na academia e evite comete-los.

Apostar só em aeróbicos para emagrecer

Caminhar ou pedalar são grandes aliados na hora de queimar as calorias, porém só isso não adianta se o objetivo for emagrecer. O ideal é combinar este tipo de atividade com treinos de força. Quanto mais músculos, mais acelerado ficará o metabolismo e, assim, o corpo aumentará o gasto calórico e o consumo de gordura. Saiba quando intercalar os treinos.

dor-baixaExercitar apenas alguns grupos musculares

O corpo é formado por músculos antagonistas e agonistas, eles se sustentam e trabalham ao mesmo tempo, por exemplo, o abdômen e a lombar. Para que os treinos tenham bom aproveitamento, é preciso que esses grupos musculares estejam em equilíbrio e, assim, não sobrecarregue determinados músculos.

Esquecer o alongamento

A flexibilidade facilita a movimentação correta do corpo e potencializa o rendimento de exercícios, como musculação e corrida. Fisiologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirmam que a falta de flexibilidade causa encurtamento dos músculos, o que dificulta o movimento e diminui a força. Já vimos à importância do alongamento antes, lembram?

Exagerar na carga

O peso exagerado pode fazer o músculo se distender demais e criar fibroses, machucados que causam perda de elasticidade. Além disso, ao exagerar no peso, a pessoa transfere o esforço do exercício para outras articulações e, principalmente, para as costas, o que pode lesionar seriamente a coluna.

Treinar todos os dias do mesmo jeito

Ao repetir sempre a mesma sequência de exercícios, o organismo se acostuma àquela atividade e, sem desafios, tenderá a responder cada vez menos aos estímulos e não mostrará resultados.

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