Caminhar faz bem para saúde do corpo e da mente

Para quem quer iniciar alguma atividade física, mas não sabe por onde começar, a caminhada pode ser uma boa escolha. O exercício é fácil, pode ser feito a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade, ou seja, só precisa ter disposição.

Quem faz caminhada, além de deixar a vida sedentária de lado, melhora o condicionamento físico e a saúde.

Segundo profissionais de Educação Física, o exercício afeta diretamente os sistemas cardiorrespiratório e neurológico, além de aumentar a autoestima. Por se tratar de uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, a caminhada libera endorfina, que é o hormônio capaz de tranquilizar e dar sensação de bem-estar.

Pesquisas indicam que a caminhada também ajuda a combater doenças, como artrose e osteoporose, pois podem aumentar a densidade óssea. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto de Saúde do Hospital Geral de Boston, nos Estados Unidos, caminhar regularmente pode aumentar a massa óssea em até 2%. Participantes da pesquisa caminhavam três dias por semana, durante 30 minutos, e ganharam 0,4% de densidade mineral óssea na coluna vertebral, já os que não se exercitavam perderam 2%.

Existem aqueles que escolhem a caminhada para conseguir eliminar os “quilinhos” a mais, o que também é uma boa pedida, já que a atividade ajuda na redução de peso e ainda tonifica as pernas. No entanto, profissionais lembram que é necessário conciliar a caminhada com uma dieta balanceada, ingerir alimentos com poucas calorias e muitos nutrientes.

Confira algumas dicas para fazer caminhada:

  • Roupas e calçadosAs roupas devem ser leves e confortáveis, de preferência de algodão ou outro material que não retenha a transpiração. Para os pés, é recomendado usar um tênis de solado que amorteça os impactos no joelho e tornozelos;
  • Alongamento – Para evitar lesões e câimbras, é fundamental fazer alongamento antes e depois de caminhar. Esse procedimento aquece os músculos e evita dores;
  • Hidratação – Durante a caminhada, a temperatura do corpo eleva e naturalmente se perde líquido. Por isso, é importante beber água e manter o organismo hidratado.

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