Conheça seis maneiras para se manter firme na dieta

Quem treina e se dedica ao bem-estar físico (e também emocional) sabe dos esforços que precisam ser feitos para ter um corpo saudável e com a estética em dia.

Mais do que a dedicação aos treinos, os cuidados com a alimentação são essenciais para conquistar os objetivos, sejam eles: definiçãoperca de peso ou condicionamento físico.

Durante a semana, para alguns, é mais fácil manter o cardápio, em função da rotina. Já outros também se mantêm fortes aos finais de semana.

No entanto, sabemos como é difícil manter-se firme na dieta e resistir às tentações do dia a dia. É um amigo que oferece uma porção de fritura aqui, uma tia com um bolinho hiper-recheado ali e por aí vai.

O Blog da Academia 24h mostrou, recentemente, uma pesquisa realizada na Escócia, que comprova que as atividades físicas inibem a vontade de comer alimentos calóricos [+].

Mas, além disso, outras seis dicas ajudam a andar na linha e diminuir a vontade de comer doces e afins.

 1.       Não cortar de vez os doces do cardápio – Cortar os doces de uma vez pode provocar quase que uma abstinência para alguns, o que pode levar a um abuso de açúcar no futuro. Por isso, o ideal é parar gradativamente, por exemplo, comer doces por cinco dias na primeira semana, três na semana seguinte, até atingir a cota de um dia da semana;

2.       Beba pouco durante as refeições Beber enquanto come faz com que a comida se mova mais rapidamente do estômago para o intestino. Como a presença de comida no estômago é o que promove a sensação de saciedade, misturar líquido com sólido pode causar fome. Coma devagar, mastigando bastante os alimentos, isso contribui para que o organismo se sinta satisfeito e esqueça a vontade de comer doces;

3.       Evite olhar para os doces Parece bobeira, mas o simples fato de ver um doce (delicioso) já é suficiente para despertar no organismo a vontade de comê-lo;

4.    Tenha horário para comer Ficar muitas horas em jejum faz com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento – com fome, dispara a vontade de comer carboidratos e açúcares. É recomendado se alimentar de forma fracionada, com pequenas refeições a cada três horas;

5.       Aposte nas fibras e nas proteínas Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo, assim, são aliados no combate à vontade de comer doces;

6.       Troque um doce por uma fruta O açúcar dos doces é chamado de sacarose, e o das frutas, frutose. Enquanto a sacarose tem absorção rápida, pois é fácil de ser quebrada, a frutose demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Sempre que possível, é melhor trocar um doce por uma fruta.

 

*Com informações da Veja SP

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