Consciência corporal: o guia completo sobre o assunto

#

Citada como benefício de algumas atividades físicas, a consciência corporal é importante em diferentes momentos das nossas vidas. Porém, para explicar a fundo o que é isso e qual o impacto que esta “consciência” tem em nossa rotina, a Academia 24h bateu um papo com Fernanda Torres, especialista em fisioterapia e esporte do site Personare.

Academia 24h: Explica pra gente o que é consciência corporal?

Fernanda Torres: É o ato de conhecer o próprio corpo, seus processos internos, sua postura e sua forma de se relacionar com o meio externo, de se expressar, se mover, interagir com outros corpos e entender seus limites, respeitando sua história e peculiaridades.

Postura correta influencia na conquista da barriga chapada 

Acad24h: E quais os benefícios de uma boa consciência corporal?

FT: Entendendo e conhecendo nosso corpo, economizamos energia nos movimentos, evitamos lesões e doenças, identificamos precocemente desvios da nossa normalidade, respeitamos melhor nossos limites, ganhamos armas para relaxamento e autotratamento, nos relacionamos melhor com nosso ambiente e com os outros, lidamos melhor com nossas reações corporais às emoções e pensamentos, ou seja, ganhamos em funcionalidade e em estrutura.

Acad24h: Como sabemos se estamos “falhando” com a nossa consciência corporal?

FT: Diversos indícios podem servir de alerta para melhorar nossa consciência corporal. No ambiente de trabalho moderno, são comuns dores decorrentes de vícios posturais que podem ser corrigidos ou melhorados com a consciência corporal. Uma recorrência alta de lesões durante a prática de exercícios ou resultados decepcionantes pode ser consequência da falta de uma consciência corporal. Outros indícios: dores recorrentes ou persistentes em coluna, joelhos, ombros e mandíbula, quedas frequentes, e até mesmo dificuldade para identificar necessidades fisiológicas básicas como se esquecer de beber água, não se lembrar de ir ao banheiro, insistir em se manter acordado mesmo com sono e comer sem perceber o momento de saciedade.

Acad24h: Existe alguma parte do corpo que é mais prejudicada com a falta da consciência corporal?

FT: Nosso corpo é afetado como um todo pela falta de consciência corporal. No entanto, nossos músculos e articulações talvez sejam as primeiras vítimas e, por isso, é tão importante prestar atenção ao nosso sistema de alerta intrínseco: a dor. Dores que aparecem quando permanecemos muito tempo em uma mesma postura ou quando realizamos esforços podem servir de aviso.

Acad24h: Quais atividades são mais recomendadas para o desenvolvimento da consciência corporal?

FT: Diversas atividades podem ser úteis para o desenvolvimento da consciência corporal. Muitos fatores pesarão na escolha da melhor atividade: idade, gênero, condicionamento físico, preferências e objetivos pessoais, contexto social e emocional, etc. Existem recursos terapêuticos dentro da fisioterapia e da educação física, técnicas posturais, pilates, yoga, exercícios funcionais, além de atividades como dança, esportes e relaxamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário