Dê um basta às dores nas costas com a hiperextensão lombar

Passar horas e horas sentado(a) dentro do escritório pode trazer problemas para a saúde, como a famosa dor nas costas.  Segundo a Escola Nacional de Saúde Pública, no Brasil, cerca de 36% da população sofre com problemas na coluna.

Para evitar as dores, o ideal é ter um treino com foco maior no fortalecimento da lombar.

Hiperextensão Lombar

Com a região lombar enfraquecida, até mesmo atividades comuns, como abaixar para pegar um objeto, podem ocasionar dores e lesões.

Um ótimo exercício de fortalecimento é a hiperextensão lombar. Ela trabalha os principais músculos estabilizadores e de sustentação do tronco: o eretor espinhal (responsável pelo movimento de extensão da coluna) e o quadrado lombar (responsável pelo torque e ação dos movimentos).

hiperextensao_homem_baixaComo fazer

Sabe aquele aparelho sem encosto e assento, apenas com apoios para pernas? É nele que o exercício é feito.

Deite-se sobre o aparelho, com o rosto voltado para o chão. Os quadris devem estar apoiados no banco e os tornozelos fixos sob as almofadas. Comece abaixando o tronco, formando uma flexão de cerca de 90º na cintura. Volte a elevar o tronco, um pouco acima da posição inicial.

Para dar uma sobrecarga à lombar, é possível fazer o exercício com a anilha, mas apenas com o “ok” do professor. “Como se trata de uma região muito delicada, é muito importante realizar o exercício com orientação do professor”, lembra o gerente da Academia 24h, Luiz Carlos Carvalho.

Cuidados com a região

Como de praxe, depois do treino é hora de alongar. Nos dias em que fizer hiperextensão lombar, dê uma atenção especial à coluna, alongando bem a região. O blog tem cinco exercícios para se alongar e relaxar o corpo.

Ah, pessoas com hérnia lombar não são aconselhadas a fazer este exercício. Porém, sem pânico. Para fortalecer a região, elas podem recorrer aos exercícios isométricos. 😉

 

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