Dê um salto na qualidade do treino e aprimore o impulso

No esporte, algumas habilidades são mais exigidas do que outras, como equilíbrio, fôlego e coordenação motora, mas há também modalidades que precisam de impulso, como o futebol, vôlei, basquete, handebol, parkour, atletismo, entre outras.

Para aperfeiçoar esta capacidade, é possível focar determinados tipos de exercícios na academia.

Tira o pé do chão

Existe o ditado popular que diz: “A prática leva à perfeição”, que, nesta situação, para melhorar os saltos, pode ser levado a sério. “Saltar grandes distâncias ou subir com apenas um salto em bancos vão auxiliar diretamente na força, movimento e equilíbrio do salto”, diz o professor Márcio Monteiro, da Academia 24h.

Entre as opções para aperfeiçoar o impulso estão os exercícios pliométricos – atividades que envolvem o alongamento e encurtamento muscular –, que têm como objetivo alongar e encurtar rapidamente a musculatura, visando a potência e resistência muscular.

Vamos aos exercícios:

Salto Vertical – Feito de pé, com os pés separados à largura do quadril, flexione os joelhos e salte com os braços estendidos acima da cabeça.

Salto Vertical com Agachamento – Igual ao exercício acima. A diferença é que este salto é feito a partir do agachamento. Ah, é importante destacar que tanto a posição inicial quanto a final é agachada, de modo que os joelhos não ultrapassem a ponta dos dedos dos pés.

Salto Vertical Joelho ao Peito – Em pé, com as costas direitas e abdômen contraído, dê um salto e coloque os joelhos o mais próximo possível do peito, mas nunca comprometendo a postura.

Salto a Fundo Alternado – A perna da frente deve formar um ângulo de 90 graus com a linha do quadril e do pé. Salte para frente, repetindo a mesma sequência para a outra perna.

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