Descubra por que você deve fazer avaliação física

Quando conhecemos o carro que temos nas mãos, sabemos quantos km/h dá pra chegar, o quanto ele pode render na estrada, quanto de combustível irá consumir… dá uma sensação de segurança, né? Com o corpo é a mesma coisa.

Conhecer a estrutura que se tem é fundamental para entender qual o melhor caminho a percorrer para alcançar o seu objetivo.

E o mapa é a avaliação física!

O que é isso?

Não é nenhum bicho de sete cabeças. A avaliação serve para reunir dados que vão definir o perfil físico de cada pessoa. Segundo o gerente da Academia 24h, Claudio Rocha, ela detecta o nível de condicionamento físico, além de mostrar as características fisiológicas de cada um. “Com base nos resultados, é feito um programa de exercícios direcionados, respeitando as potencialidades e limitações do aluno”, disse.

correndo na esteira_baixaO que é avaliado?

O professor realiza a avaliação física por meio de quatro testes:

  • Teste ergométrico.
  • Análise da composição corporal.
  • Análise de flexibilidade.
  • Análise postural.

Com as informações obtidas é possível orientar o aluno sobre qual o melhor treino/atividade para atingir a sua meta e também a intensidade e a frequência dos exercícios.

Vantagens

Durante a avaliação é possível detectar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou algum problema postural por exemplo.

Vale destacar que não é apenas quem começa a treinar que deve fazer essa análise. Isso também se aplica aos veteranos, pois é por aí que podem recalcular a rota. “Quando o aluno não faz a avaliação, ele deixa de ver os resultados que conquistou e as mudanças que ocorreram”, lembra Claudio.

A cada três ou quatro meses, refaça sua avaliação física e compare seu desempenho. É uma maneira real e saudável de ver se é hora de pisar no freio ou no acelerador.

Posts relacionados

Deixe um comentário