Estudo revela: “Exercícios podem ser tão bons quanto remédios para coração”

Ser fisicamente ativo é a melhor maneira de evitar problemas no coração. Prova disso é o recente estudo publicado no início deste mês no British Medical Journal. Segundo a matéria, exercícios físicos podem ser tão eficientes no combate a doenças cardíacas quanto remédios.

Cientistas analisaram centenas de testes, de três importantes centros universitários: London School of Economics (ING), Harvard Medical School e Stanford University (EUA), que envolviam 340 mil pacientes que já tiveram algum evento cardiovascular, como derrame ou insuficiência cardíaca. Ao compararem os dados, notaram que a influência das atividades físicas na redução de complicações cardíacas era o mesmo de 12 tipos de remédios para o coração, incluindo estatinas, betabloqueadores, diuréticos e anticoagulantes.

No texto, eles afirmam que os exercícios são uma “alternativa viável” na prevenção de problemas cardíacos. Especialistas alertam que isso não significa que as pessoas devem abandonar o uso de remédios, em prol de exercícios. Eles recomendam que ambos sejam usados ao mesmo tempo no tratamento de doenças. Por isso, além de uma simples recomendação, eles querem que a atividade física seja de fato prescrita nestes casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana.

Exercícios regeneram células-tronco do coração

Outra pesquisa realizada em Londres descobriu que a prática de atividades físicas auxilia na regeneração das células-tronco do coração. Isso significa que é possível ter um coração mais jovem do que a própria idade.

A professora inglesa Georgina Allison, da Liverpool John Moores University (ING), propôs uma rotina de duas semanas de exercícios físicos a um grupo de ratos de laboratório e descobriu que eles tiveram um aumento de 60% nas células-tronco do coração, que estavam adormecidas e foram despertadas com a prática.

No entanto, para regenerar as células-tronco, não é preciso ser maratonista. Bastam 30 minutos de exercício aeróbico por dia, de preferência com intervalos, com picos de esforço e períodos de recuperação.

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