Exercícios físicos melhoram a qualidade do sono, diz pesquisa

Há quem não arrisque praticar atividade física durante a noite com receio de ficar “acelerado”, e assim, ter problemas para conseguir dormir. Porém, com o cotidiano corrido, para muitos,  o único momento do dia para treinar é justamente aquele próximo à hora de ir para a cama. E aí, o que fazer?

Para norte-americana National Sleep Foundation não existem problemas em treinar à noite. Em março deste ano, a entidade realizou uma pesquisa com mil adultos, com idade entre 23 e 60 anos, e mais da metade deles contou que dorme melhor nos dias em que pratica exercícios, mesmo que seja perto da hora de dormir.

Durante o estudo, os especialistas consideraram que exercícios seriam definidos como prática de, pelo menos, 10 minutos de atividade física diariamente. Em seguida, os voluntários foram divididos em quatro grupos: aqueles que praticavam atividades intensas, como corrida, ciclismo, natação e esportes competitivos; atividades moderadas, como levantamento de peso, tai chi e yoga; atividades leves, como caminhada, e nenhuma atividade. Por fim, todos relataram como era sua noite de sono.

Os resultados mostraram que os sedentários dormiam pior do que aqueles que praticavam exercícios, independente do tempo de sono. Entre os adultos fisicamente ativos, 67% disse dormir bem, contra 39% dos que não praticavam exercícios.

Praticar atividades físicas é um enorme bem que se faz a saúde. Encontre o melhor horário em sua agenda e mexa-se!

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