Faça do nutricionista seu parceiro de treino todos os dias: corpo e cardápio saudáveis

O que três objetivos diferentes, como ganhar massa muscular, perder peso e aperfeiçoar o condicionamento físico, têm em comum?

– Uma alimentação adequada.

Seja qual for o intuito, saiba que para alcançá-lo, além da entrega e determinação nos treinos, a comida também terá um papel fundamental. Afinal, você é o que você come!

Dra. Leticia Manduca

Oh! E agora, quem poderá me ajudar?

Mesmo sabendo que alguns alimentos são mais saudáveis que outros, muitas pessoas acabam aderindo a um cardápio prejudicial à saúde. Outras elaboram sua alimentação porque “um amigo do primo da vizinha” come de um jeito que o fez emagrecer em um mês ou ficar forte do dia para a noite…

Espera aí, cada organismo tem suas características e necessidades! Deixar de ingerir alguns nutrientes importantes para a saúde ou montar uma dieta sem orientação é arriscado. “Montar sua própria dieta sem o auxílio de um especialista pode ocasionar carências de nutrientes, interferir no desempenho no treino e ter um efeito inverso, podendo gerar riscos à saúde do individuo”, afirma a nutricionista Dra. Leticia Manduca.

Para evitar problemas no organismo ou ter o objetivo comprometido, o melhor a fazer é consultar um(a) nutricionista. “Com a ajuda do profissional, o aluno terá uma orientação segura e saudável até atingir seus objetivos”, completou a doutora.

Entre chocolates, quindins e cappuccinos

Vimos o caso do Adelino de Souza, que após mudar sua rotina e alimentação da água para o vinho, viu sua saúde melhorar – e muito. Outro que também notou ganhos e melhorias foi Salvador Campos.

Há dois anos treinando na Unidade Norte da Academia 24h, Salvador decidiu participar de competições de ciclismo, mas estava acima do peso. Sentia que o corpo não correspondia. Foi aí que ele decidiu procurar ajuda de uma nutricionista.  “Por ser vizinho de uma padaria, meu consumo de carboidratos era alto. Tinha um déficit de verduras e legumes. Meus calmantes eram chocolates, quindins, pudins e cappuccinos”, lembra.

A nutricionista Leticia reforça que ao fazer uma dieta é preciso ter foco, determinação e associar as ferramentas de forma correta. “Não existe fase difícil (na dieta). O ideal é respeitar o processo de destoxificação do organismo, renovação das células, hidratação e nutrir o organismo de minerais e vitaminas para um melhor desempenho funcional e resposta fisiológica”.

Paradinha para hidratar
Salvador: paradinha para hidratar

Melhor qualidade de vida e performance

Depois de dois meses e meio de mudanças na alimentação e oito quilos mais magro, Salvador percebeu as diferenças. “É real a mudança que tive e é óbvio o benefício no meu dia a dia. Minha insônia reduziu, não me sinto pesado ou sonolento após o almoço, tenho uma recuperação melhor e mais rápida dos treinamentos, mais disposição para realizar as tarefas do cotidiano, aumentei minha libido e meu bem-estar”, disse.

Salvador conta também que para manter a forma e sua performance como ciclista da equipe de São Caetano do Sul seus hábitos seguem saudáveis e com horários para se alimentar, mas que durante algum evento ou confraternização não se priva de nada. “É fundamental entendermos a lógica de como se alimentar, horários, nutrientes e calorias, mas quem faz a reeducação alimentar no decorrer das 24 horas somos nós mesmos, é preciso dedicação”, ressaltou.

Doutora Leticia enfatiza a importância de fazer um acompanhamento nutricional para alcançar seu objetivo, seja ele perder peso, hipertrofia ou aperfeiçoar o condicionamento físico.

#Dica24h: Alimentação é o combustível para o bom funcionamento do corpo. Para construir um cardápio adequado e saboroso, que contribua para a conquista de seus objetivos, consulte um especialista.

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