Faça uma ceia de Natal light e saborosa

Passar o ano inteiro ralando para construir um corpo legal ou para manter as medidas e no Natal atacar a ceia como se fosse a última refeição da vida não é uma boa ideia.

As deliciosas calóricas comidas típicas desta época, se consumidas sem moderação, podem comprometer os resultados já conquistados e adicionar uns quilinhos a mais no biquíni ou na sunga.

Pratos calóricos

Costuma compor a mesa da ceia: salpicão, carnes gordurosas, as mais variadas farofas e os tradicionais doces. Segundo a nutricionista Dra. Karen Chisthina M. Rovida, é preciso se atentar às composições dos pratos para saber se engordam ou não. “Os pratos mais calóricos são os que possuem queijos gordos – catupiry, cheddar, prato, gorgonzola -, tortas  salgadas feitas com “massa podre”, farofas acompanhadas de bacon, linguiça e presunto, carnes gordurosas – pernil, costelinha de porco, bacon -, os açúcares refinados e gorduras – tortas, rabanada, panetones trufados, bolos e pavês”, disse.

saladavsfruta-baixaSubstituições

Saber que a maioria das comidas compromete a dieta não significa que você deve deixar a ceia de lado e comer seu atum sozinho(a). Pelo contrário! Substitua alguns ingredientes e deixe sua mesa ainda mais saborosa e saudável.

Carnes

Muitas opções de carne fazem parte deste cardápio. Dê preferência ao peru e ao chester. Fique atento(a) ao tamanho das porções e sempre retire as peles.

Acompanhamentos

Quase que obrigatória na ceia, a farofa deve ser preparada com legumes, frutas secas e oleaginosas – nozes, castanhas, pistache e amêndoas.

No salpicão de frango, substitua a maionese por iogurte natural, pasta de ricota ou soja.

Já a salada pode ser feita com vegetais crus e incrementada com sementes de abóbora, girassol, linhaça ou chia 😉

Sobremesa

Esta é uma das partes de mais destaque. Veja uma lista de pratos para adoçar a ceia:

– Rabanada assada;

– Salada de frutas da época;

– Panetone com frutas secas (Mas não abuse. Uma fatia já é o bastante).

brinde_baixaBebidas alcoólicas

E o brinde, como fica?

A Dra. Karen diz que cada grama de álcool possui 7 kcal. Um drink de 250 ml pode concentrar até 200 kcal. A dica é trocar as bebidas alcoólicas por sucos como o de uva integral, de blueberry ou cranberry. Pode-se usar a água aromatizada, com rodelas de frutas cítricas, como laranja, limão ou morango. A receita também fica deliciosa quando servida bem gelada e com pedaços de gengibre ou folhas de hortelã.

Receita Academia 24h

Para acrescentar uma opção doce à sua seleção de sobremesas, a Dra. Karen indica o Chocotone sem glúten e lactose. Salve a receita e mantenha o shape durante o Natal.

Chocotone sem glúten e lactose:

Pré-fermentação:
1 xícara de água morna (240 ml)
1 colher de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de fermento biológico

Dissolva na água morna o açúcar e o fermento. Reserve em local fechado por 10 minutos até formar uma espuma.

chocotone_ilustrativo
Imagem ilustrativa

Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de arroz
½ xícara de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 de xícara de polvilho doce
1 xícara de açúcar de coco
3 ovos
4 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá rasa de goma xantana
1 colher de sopa de fermento químico em pó
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chocolate picado sem lactose 70% cacau
3 colheres de sopa de raspas de laranja
Pitada de sal

Modo de preparo:
Faça a pré-fermentação. Peneire as farinhas e misture os demais ingredientes secos, menos a goma xantana e o açúcar (cacau, canela, fermento químico). Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre. Acrescente a espuma da pré-fermentação aos poucos, coloque em seguida os secos e incorpore bem. Adicione goma xantana e bata mais um pouco. Misture as nozes e o chocolate.

Na forma de panetone, deixe a massa crescer por 30 minutos em local fechado. Asse no forno pré-aquecido a 180 ˚C por aproximadamente 35 minutos. Se desejar, polvilhe chocolate e amêndoas laminadas antes de colocar no forno.

Posts relacionados

Deixe um comentário