Fortaleça os joelhos e evite lesões

Essenciais para te levar aonde for, eles também te ajudam a sentar, correr, subir e descer, estamos falando dos joelhos.

A maior articulação do corpo humano é fundamental para as mais básicas atividades do dia a dia, mas você dá a devida atenção a ela?

Lesões podem acontecer

Caso o joelho não esteja fortalecido, as lesões na região podem aparecer. Nos homens, por exemplo, problemas com o menisco são os mais comuns em razão de suas muitas atividades relacionadas com movimentos bruscos ou de explosão, como o futebol. Já as mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF), tendem a ser mais propensas a apresentar problemas como o valgismo, quando os joelhos são ligeiramente virados para dentro.

Agravantes:

  • Salto alto demais – altera o centro de gravidade do corpo, colocando-o para frente. Assim, a mulher é obrigada a colocar o joelho para dentro para manter o equilíbrio.
  • Chinelos e sapatos planos – deixam que o joelho receba todo o impacto do solo e facilitam o desgaste da cartilagem.

#Dica24h: Ortopedistas indicam o tênis como o calçado ideal para absorver o impacto. Saltos mais baixos ou do tipo “Anabela” também são opções para o time feminino.

Prevenção e fortalecimentotênis_baixa

Para prevenir o surgimento de incômodos e lesões, lembre-se de alongar antes e depois dos exercícios físicos, ficar atento(a) à postura, evitar sobrepeso durante o treino e usar um calçado adequado. Ah, e a boa e velha musculação para deixar os músculos tonificados. 😉

Confira alguns exercícios:

Cadeira extensora
Cadeira extensora

Agachamento – Trabalha uma grande composição de músculos, articulações e tendões.

Quatro razões para fazer agachamento 

Cinco maneiras de não errar durante o agachamento 

Extensão de joelho – Feito na cadeira extensora – de forma alternada –, irá exercitar o quadríceps (músculo das coxas).

Avanço – Trabalha os glúteos e quadríceps.

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