Mamãe fitness. Exercícios auxiliam as mães no pós-parto

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Alterações emocionais, mudanças no corpo e, claro, a chegada de um bebê mexem com a vida de uma mulher durante a gravidez.

Números da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostram que cada mulher brasileira tem, em média, um ou dois filhos.

Mas e depois?

Como voltar aos exercícios após o nascimento do neném?

Esta é uma grande dúvida para a maioria das mulheres. Ao chegar em casa, as mamães têm seus dias tomados pelos cuidados com o bebê, como por exemplo, trocar fraldas, amamentar, dar banho, acalmar o choro, entre outros…

Com isso, sobra pouco tempo para cuidar de si, pois quando o bebê está dormindo, é a hora em que ela tem para descansar e repor as energias.

Dia após dia a mamãe se adapta a nova rotina, e é a partir daí que surge a ansiedade em ter novamente o corpo que tinha antes da gravidez.

De acordo com fisioterapeutas do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é importante retornar (ou iniciar) praticar exercícios, pois tonifica e recompõe os músculos exigidos durante toda a gravidez e no parto, como os abdominais e os pélvicos, assim como neutraliza o estresse e a ansiedade.

Vale ressaltar que, cabe ao médico liberar ou não realizar atividades físicas, pois cada caso tem suas características e necessidades especiais.

A Academia 24h consultou seus profissionais e organizou dicas para que aos exercícios físicos sejam prazerosos e seguros.

Veja por onde começar:

  • Esteira e bike (em ritmo leve) – durante 30 a 40 minutos, de três a cinco vezes por semana;
  • Aula de Alongamento – duas vezes por semana;
  • Aula de Pilates – duas vezes por semana;

Além do acompanhamento, o educador físico também pode indicar aulas de ginástica e treinos de musculação.

#Dica24h: Exercícios indicados, hora de por a mão na massa e por que não ser uma mamãe fitness?  😉

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