Mantenha o fôlego com os exercícios cardiovasculares

Esporte é movimento, seja praticado sozinho, em dupla ou time, e cada modalidade exige um grande esforço e dedicação. Em algumas delas, o corpo necessita de um fôlego a mais, como natação, tênis, basquete, entre outras.

Trabalho cardiovascular

Respirar de forma certa é essencial para fazer os exercícios de forma saudável e aproveitar todos os benefícios que eles proporcionam. Para seguir no mesmo ritmo, sem perder o ar, é indicado fortalecer o sistema cardiorrespiratório.

Segundo o professor Márcio Monteiro, da Academia 24h, a caminhada é uma boa opção de exercício cardiovascular, pois melhora a distribuição de oxigênio pelo corpo. “Uma caminhada progressiva – dia após dia – vai deixá-lo mais ativo, por mais tempo. Por exemplo, no primeiro e segundo dia, caminhar de 10 a 20 minutos, no terceiro e quarto dia, de 20 a 30 minutos e no quinto e sexto dia, de 30 a 40 minutos”, afirma.

Dicas de exercícios

Para aumentar as suas possibilidades de aumentar o fôlego, a Academia 24h separou outras atividades que também trabalham o sistema cardiorrespiratório:

Corda

Há tempos pular corda deixou de ser apenas brincadeira de criança. O exercício ajuda a queimar calorias, tonificar os músculos e aliviar o estresse.

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Transport

Um dos queridinhos para queimar calorias, o transport também é eficiente na melhora do condicionamento cardiovascular e, de quebra, exercita braços, pernas e abdômen.

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Bike

A bicicleta ergométrica ajuda a emagrecer, exercita os membros inferiores e melhora a resistência cardiovascular.

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Muay Thai

Agitado e repleto de exercícios, o Muay Thai exige bastante do condicionamento físico de cada um, por isso é indicado para trabalhar o sistema cardiorrespiratório.

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