Melhores exercícios para praticar durante a gravidez

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Quem disse que vida de grávida é apenas fazer visitas ao médico e comprar o enxoval do bebê?

As futuras mamães também podem – e devem – se exercitar, porque assim conseguem melhorar o preparo físico cardiopulmonar, diminuir as dores e incômodos normais da gestação e melhorar o equilíbrio.

Benefícios das atividades físicas

Os exercícios tonificam os músculos e promovem a força e a resistência, que ajudarão o corpo com as mudanças da gravidez e ainda darão aquela força para voltar à boa forma depois do parto.

Porém, vale destacar que os batimentos cardíacos não devem ultrapassar 140 batimentos para a segurança do bebê. Use um frequencímetro ou peça ajuda do professor para saber a quantas anda o coração.

Atividades ideais para grávidas

Bicicleta – Exercita os membros inferiores. No entanto, o ideal é pedalar em uma bike com encosto para não sobrecarregar a lombar e manter o tronco na posição ereta.

Caminhar Diminui o estresse, melhora o condicionamento cardiovascular e a circulação.

Musculação – Pode ser feita, mas é preciso tomar cuidado e não exagerar na carga e intensidade dos exercícios. E sempre ter acompanhamento do professor.

Pilates – Trabalha o músculo do assoalho pélvico e a respiração, pontos essenciais para quem fará um parto normal. Ah, é importante que a futura mamãe respeite seus limites e não faça os exercícios que exigem um esforço maior e posições desconfortáveis ou prejudiciais para o bebê.

YogaAlonga e tonifica os músculos, relaxa as articulações e aumenta a flexibilidade.

Agora é pegar a garrafinha de água e treinar! Força, mamãe!

#Dica24h: Consultar um médico antes de começar qualquer atividade é importantíssimo, principalmente se você tiver problemas na coluna, na lombar ou nas articulações do quadril e pressão alta.

Se, de repente, você foi mamãe recentemente, saiba que existem recomendações especiais sobre as atividades pós-parto. A matéria está aqui.

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