Menstruação e academia combinam?

#

Treinar por si só já exige um grande esforço, agora, imagine fazer atividade física em situações diferentes das cotidianas. Vimos que ir para a academia com fome não tá com nada. Assim como fazer exercícios com roupas inadequadas, tanto no frio quanto no calor.

E será que ir para a academia menstruada também exige algum cuidado especial?

Naqueles dias da menstruação

Se antes de ficar “naqueles dias” algumas mudanças já acontecem com as mulheres, como a temida TPM e a fome descontrolada por chocolate (veja aqui alimentos que amenizam a TPM), durante a menstruação, o time feminino tem uma propensão maior de ser vencido pela desmotivação para treinar.

No entanto, é aí que está o erro. Segundo o ginecologista do Hospital São Camilo, Fabio Sakae Kuteken, exercitar-se durante este período é recomendado para dar mais ânimo e amenizar as dores. “A prática de atividades físicas faz com que o nosso organismo libere uma substância chamada endorfina, a qual fornece uma sensação de bem-estar, tem uma potente ação analgésica e melhora o humor das pessoas”, afirma o especialista da rede.

As exceções são para os casos de mulheres que apresentam alterações nas características da menstruação, por exemplo, no volume, que leva ao aumento das cólicas. “Fatalmente, nesta situação, a atividade física levará a um aumento do sangramento e piora dos sintomas”, alerta.

Aquela dor

Dor de lesão incomoda bastante. Dor de cólica incomoda muito mais. Para amenizar as dores, o ginecologista faz uma recomendação bem saudável. “Prática de exercícios e um bom hábito alimentar”, diz.

Daquele jeito

 E já que a mulherada vai pra academia vencendo todos os “obstáculos”, é preciso estar preparada para não ser surpreendida por nenhum imprevisto. O especialista ressalta que a escolha pelo absorvente, seja ele externo ou interno ou até o coletor menstrual, deve ser feita de acordo com a preferência da mulher, o fluxo menstrual e a intensidade da atividade física.

Com estes cuidados, você treinará livre das preocupações e das cólicas. 😉 #SemanaDaMulher24h

Posts relacionados

Deixe um comentário