Perca peso e fortaleça os ossos com a musculação

Apesar de ainda sofrer certa resistência de algumas pessoas, a musculação tem ganhado cada vez mais respaldo científico comprovando seus impactos positivos na saúde. Os exercícios com peso fazem mais do que apenas tonificar e definir a musculatura, eles também ajudam a evitar lesões e a emagrecer. Estudos norte-americanos mostram que, em certos casos, a atividade pode trazer resultados melhores do que o exercício aeróbico. Confira alguns dos benefícios que a musculação pode trazer aos seus praticantes:

Queima de gordura

Uma pesquisa realizada pela Pennsylvania State University (EUA) mostra que pessoas acima do peso que começam a praticar musculação três vezes por semana queimam cerca de 40% a mais de gordura do que quando fazem a mesma quantidade de exercício aeróbico. Além disso, têm mais facilidade para manter o peso depois de emagrecer os quilos desejados.

Maior gasto calórico

Quem faz musculação gasta mais calorias porque o corpo precisa de mais energia para recuperar os pequenos danos nas fibras musculares causados pelo levantamento de peso. Após uma hora de musculação, o metabolismo fica mais elevado por aproximadamente 39 horas. Segundo um estudo feito pela University of Maine (EUA), com a musculação as pessoas podem gastar até 71% a mais de calorias. Ou seja, 10 minutos de treino, dependendo da carga, pode gastar calorias equivalentes a 10 minutos de corrida.

Ossos mais fortes

Não são apenas os exercícios aeróbicos de impacto, como a corrida e a caminhada, que fortalecem os ossos. Um estudo publicado no Journal of Applied Physiology mostrou que, em 16 semanas, a musculação pode aumentar em 19% um hormônio que estimula a densidade óssea.

Cada aluno possui características e objetivos próprios, por isso antes de começar a treinar peça a orientação de um profissional.

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