Musculação ajuda a perder peso

Recente pesquisa, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os brasileiros estão trocando o futebol por musculação. Parece utópico, mas não, é verdade mesmo.

O trabalho indica que, embora o esporte siga como a atividade física mais praticada entre os homens, a prática está em queda. Há oito anos, 35% dos entrevistados diziam jogar bola regularmente. Em 2013, esse índice caiu para 26,75%. Em contrapartida, a musculação ganha espaço. Em 2013, 18,46% do grupo masculino entrevistado dizia praticar musculação. Em 2006, eram 13,43%. Entre mulheres, a prática também ganhou espaço. Saiu de 11,88% em 2006 para 19,56% em 2013.

Benefícios estimulam a prática

Um dos motivos para este crescimento pode ser o fácil acesso à academia e aos seus horários flexíveis.

Outros fatores que também pesam na hora de iniciar uma atividade física são os benefícios adquiridos.

A musculação, por exemplo, trabalha força e define os músculos. No entanto, a atividade física também é essencial para emagrecer.

Musculação para emagrecer

A musculação ajuda na perda de peso e, quando realizada juntamente com os exercícios aeróbios, potencializa o processo de emagrecimento.

Sim, porque ao perder peso, uma das adaptações do organismo é a redução do metabolismo. Isso faz com o emagrecimento seja prejudicado ao longo do tempo. Para continuar tendo resultados, a musculação possibilita o aumento da taxa metabólica basal e, com o gasto calórico diário maior, o corpo queima mais calorias e, assim, diminui as reservas de gordura corporal.

Por isso, se o seu objetivo é perder uns quilinhos, nada de preconceito, concilie seu treino aeróbio com a musculação.

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