O que é aeróbio e o que é anaeróbio

Independente se é calouro ou veterano de academia, grande parte dos alunos ainda tem algumas dúvidas sobre os exercícios aeróbios e anaeróbios.

Quais são as diferenças?

Qual exercício é aeróbio e qual é anaeróbio?

Qual é o melhor para o meu objetivo?

E por aí vai.

Então, vamos esclarecer o que cada termo significa…

Segundo a professora Rosana Urdiale, da Academia 24h, ambos estão ligados ao tipo de metabolismo energético utilizado pelo organismo durante os exercícios.


Aeróbio

Longa duração, contínuo, flexível – podendo ser de baixa e moderada intensidade – e utiliza vários grupos musculares ao mesmo tempo. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular.

“Isso acontece porque ele aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia o músculo a partir do consumo do oxigênio”, disse Rosana.

Exemplos: Caminhar, correr, pedalar, dançar.

Anaeróbio

Alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos.

“O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, que pode ser o ácido lático (glicose)”, explica.

Exemplos: Exercícios de velocidade com ou sem carga, como sprints, saltos e arremesso de peso e, claro, a musculação.

Perder de gordura

Se o objetivo for perder gordura ambos (aeróbios e anaeróbios) são indicados, pois irão acelerar o metabolismo. “O ideal é associar os dois tipos e seguir uma alimentação adequada”, lembrou Rosana.

Os exercícios vão acelerar o metabolismo, enquanto a dieta irá produz um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura. 😉

Aumento/ganho de massa muscular

Quando o assunto for aumentar ou adquirir massa muscular, os exercícios anaeróbios são os mais indicados.

Fato é que um programa completo de exercícios deve contar os dois tipos de atividade física. “Assim é possível melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea”, finalizou.

#Dica24h: Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte um profissional!

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