O sono também faz parte do seu treino

Depois de encarar trânsito, trabalho, faculdade e, ainda, dar tudo de si no treino, o desejo de muitos é deitar na cama e só acordar no dia seguinte.

Dormir bem garante gás não só para encarar o dia seguinte, mas também para ir para a academia, afinal, ninguém merece fazer abdominais ou flexões com sono, não é? Atletas profissionais ou de “final de semana” precisam, do mesmo modo, recarregar as energias para que o rendimento durante as atividades físicas não seja prejudicado.

Valorize o seu sono

O sono em dia impede que o corpo sinta o cansaço e evita o surgimento de algumas doenças como ansiedade, depressão e diabetes tipo 2. Além disso, quando estamos bem descansados, os resultados dos treinos não demoram a aparecer. “O corpo precisa de um tempo para se recuperar do estresse causado pelos exercícios. Sem essa folga, os benefícios de força e resistência acontecem em uma escala muito pequena, quase nula”, diz o gerente da Academia 24h, Claudio Rocha.

O que comer antes de pegar no sono?

As refeições ou os lanchinhos antes de ir para cama podem influenciar na qualidade do sono. Segundo nutricionistas do Hospital de Clínicas da Unicamp, nessa hora, o ideal é consumir alimentos que aumentem a produção da serotonina, o hormônio do bom humor, que ajuda a induzir e melhorar o sono, como a vitamina B6 e o magnésio.

A vitamina B6 pode ser encontrada no frango, atum, banana, cereais integrais e arroz integral. Já o magnésio, em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre e aveia.

Agora que você já sabe a importância de dormir bem e o que comer para ter bons sonhos, nada de cuidar mal desta “parte do seu treino”.

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