Qual o número certo de carga, séries e repetições?

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Você sabe qual o número certo de carga, séries e repetições necessárias para você alcançar o seu objetivo? Calma que a Academia 24h explica!

Já reparou que, às vezes, você e seu(sua) amigo(a) vão para a academia com o mesmo objetivo, treinam na mesma unidade, no mesmo horário e pedem ajuda ao mesmo professor, porém o treino é diferente?

E isso é mais comum do que muita gente imagina.

Não é feitiçaria, nem tecnologia

Ao criar um treino e determinar a quantidade de exercício, o número de séries e repetições, o professor leva em conta alguns fatores importantes, como quantas vezes por semana o aluno vai treinar e qual é o resultado que ele quer alcançar.

“Existe a individualidade biológica de cada um. Cada caso é um caso. Assim, antes de passar um treino para o aluno, é preciso analisar o objetivo que ele quer alcançar e suas características físicas”, disse o professor da 24h Fabio Massini.

Número ideal de repetições

Quem procura aumentar a resistência muscular ou emagrecer realiza treinos com mais repetições, como os conhecidos 3×15 (três séries com quinze execuções cada) ou 3×20 (três séries com vinte execuções cada).

“Para reduzir a gordura corpórea usa-se treino com mais de 15 repetições, para trabalhar o nível de resistência muscular”, lembra Fabio.

Já àqueles cujo foco é a hipertrofia ou desenvolver força voltam suas atenções para volumes mais baixos, ou seja, menos execuções. Algo em torno de 3×10 ou 4×8.

Qual a carga ideal?

A intensidade do treino também é importante para o sucesso dos exercícios. Para tornar maior o aumento de massa muscular, o peso deve ser alto, em razão das baixas repetições. Enquanto quem quer perder peso deve fazer as atividades com cargas menores e maior número de repetições.

#Dica24h: Cada um tem seus limites e objetivos, por isso, antes de começar a treinar, peça ajuda de um professor! 😉

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