Quatro dicas essenciais para dormir bem no calor

Neste verão, as altas temperaturas têm batido todos os recordes de calor! Para se ter ideia, em São Paulo, segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fevereiro é o mês mais quente desde 1943, quando começaram as medições diárias do instituto.

Qualquer atividade realizada durante estes dias – desde trabalhar, treinar ou até ir ao supermercado – tem sido mais cansativo do que o normal. É só andar um pouquinho e, pronto,  gotas de suor se espalham rapidamente pelo corpo!

Dormir bem se tornou uma tarefa quase que impossível. Além do incomodo provocado pelo calor, tanto tempo expostos à luz solar prejudica a produção de melatonina – hormônio que promove sonolência e é produzido apenas na escuridão.

E sabemos que uma boa noite de sono influencia no humor e na disposição para as atividades do dia seguinte.

Confira algumas dicas que podem ajudar a te fazer dormir como um bebê durante o verão.

Deixe o ar passar

Ventilação inadequada no quarto aumenta a sensação de calor e o incômodo durante a noite. Deixe a janela aberta, ligue o ventilador ou acione o ar-condicionado, mas sem exageros. Não precisa ser um frio polar. Especialistas em medicina do sono recomendam que a temperatura seja o suficiente para a pessoa se sentir confortável ao se cobrir com um lençol.

Dormir de lado

A posição de dormir influencia a qualidade do sono.  Nada de dormir de bruços, esta é a pior forma. Médicos afirmam que essa posição prejudica a respiração, pois o colchão comprime o peito e atrapalha a movimentação do pulmão. O melhor jeito é de lado, com uma almofada entre as pernas.

Nada de feijoada antes de ir para cama

Antes de se deitar, até duas horas antes, coma alimentos leves, nada de feijoada e afins. O metabolismo à noite é mais lento e a posição horizontal desfavorece a digestão. Especialistas sugerem o consumo de frutas, iogurtes, alimentos integrais e carnes magras, como salmão e frango, sempre em pequenas porções.

Apague as luzes

É difícil, mas, uma hora antes de dormir, desligue o celular, a televisão e o computador. A luz vinda desses aparelhos impede a produção da melatonina. Ler pode ser uma boa ideia. #ficaadica

 

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