Saia da rotina e renove o cardápio

Variar as opções de alimentos no cardápio é fundamental para alcançar os objetivos. Além de fornecer diferentes nutrientes e vitaminas que o corpo precisa, mantém firme e forte a vontade de seguir uma alimentação saudável – convenhamos, é difícil comer todos os dias o mesmo prato.

Light, diet, integral ou zero: qual consumir?

Para te ajudar a diversificar os alimentos, a nutricionista Katia Benevento passa alguns itens que vão acrescentar sabor no seu cardápio, mas sem prejudicar seus objetivos na academia.

abs_definido_baixaEliminar gordura

Chá verde – Auxilia na queima de gordura, por acelerar o metabolismo. Para garantir este efeito, inclua o chá verde na forma de infusão, antes do treino aeróbio.

Couve – Por ser rica em glicosinolatos, possui ação desintoxicante o que estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo, ajudando a reduzir o inchaço e textura da pele, principalmente da acne.

Aveia – Além de controlar a fome, a aveia é rica em fibras solúveis, que ficam mais tempo no estômago e se transformam em gel, atraindo as moléculas de açúcar e gordura que são eliminadas pelas fezes.

crucifixo_baixaAumentar massa muscular

Carne vermelha magra – Rica em creatina, que é um aminoácido produzido no fígado e nos rins. Sem ele, não há energia. As carnes, principalmente a vermelha, é o alimento com maior quantidade de creatina, essencial para a construção muscular.

O ideal é consumir cerca de 150g (um bife médio) três vezes por semana.

Ovo – Possui proteína de alto valor biológico, ou seja, tem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. A gema, além da proteína, contém a vitamina B12, necessária para diminuir os níveis de gordura e ajudar na contração muscular. Atenção! Não consuma ovos crus, nem fritos.

Batata doce – É rica em fibras, o que auxilia no funcionamento intestinal, e também fonte de vitaminas do complexo B, otimizando a síntese proteica e lipídica. Consuma sempre com uma fonte de proteína após os treinos.

Bônus

Quem quer queimar gordura ou ganhar massa muscular precisa estar com a saúde em dia. Para fortalecer o sistema imunológico, a castanha do Pará é uma ótima opção! O alimento é fonte de gorduras ômega 3 e ômega 6 e também melhora a resposta imunológica. O ideal é consumir de 2 a 3 unidades ao dia.

“Cabe lembrar que estilo de vida saudável mais uma alimentação balanceada e diversificada, ajudam nosso corpo como um todo, nos deixando mais fortes, reduzindo a gordura corporal e melhorando o desempenho de nosso sistema imunológico. Portanto, todos estes alimentos citados acima devem ser incorporados à sua alimentação”, alerta a nutricionista.

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