Sete dicas para ser mais saudável

Acordar, levar os filhos para a escola, ir para o trabalho, pegar trânsito, voltar para a casa, mais trânsito, arranjar um tempinho para ir à academia, descansar e dormir.

Este é um pequeno resumo da rotina da maioria dos mais de 10 milhões de habitantes da cidade de São Paulo, segundo dados do IBGE.

Em meio a tudo isso, por conta do tempo e das facilidades e praticidades do dia a dia, hábitos pouco saudáveis se tornam comuns na rotina de muitas pessoas.

Números da Secretaria Estadual da Saúde mostram que metade de população (52,6%) do estado está acima do peso. O estudo mostra também que 38% dos paulistas consomem regularmente carne vermelha com excesso de gordura e 31% bebem refrigerante mais de cinco vezes por semana. Entre os entrevistados – 5.700 adultos -, 15% revelaram beber álcool em excesso, 14,3% afirmaram não realizar nenhuma atividade física e 13,5% se declararam fumantes.

Para mostrar que cuidar da saúde não é difícil, a Academia 24h separou sete dicas para ser mais saudável. Veja só:

Deixar de lado o sedentarismo – Deixar a preguiça de lado e praticar atividades físicas melhora a autoestima, fortalece o sistema imunológico e traz outros tantos benefícios à saúde, como vimos no conteúdo exclusivo da Academia 24h [+].

Dormir bem – Ter uma boa noite de sono garante disposição para realizar com eficácia as tarefas comuns do a dia a dia e também para treinar [+]. Passar algumas ou muitas noites sem dormir, prejudica a memória, a atenção, a concentração e aumenta a irritabilidade.

Ter uma alimentação saudável – Evite consumir frituras e alimentos ricos em gordura. Invista em frutas e verduras. Elas possuem as quantidades necessárias de vitaminas e minerais necessárias para o organismo e ajudam a evitar diversas doenças e prevenir a obesidade.

Evite bebidas alcoólicas – Um cálice de vinho por dia, por exemplo, é indicado por cardiologistas, pois aumentam os níveis do colesterol bom (HDL) e reduzem o risco de formação de coágulos. No entanto, em excesso, o álcool prejudica a saúde e, na maioria das vezes, costuma ser consumido com acompanhamentos mega calóricos.

Água, água, água – Fonte de vida, a água, além de ajudar a emagrecer [+], bem para a pele, para o organismo e repõe os líquidos e sais minerais que o corpo perde durante o dia.

Evite refrigerantes – Tanto para emagrecer quanto para ser mais saudável, é o ideal é cortar o refrigerante do cardápio. Para matar a sede, nutricionistas recomendam sucos naturais, chás, e claro, a água.

Reduza o consumo de sal – O consumo excessivo de sal pode causar hipertensão problemas cardíacos e renais. A dica é evitar salgadinhos, embutidos e molhos enlatados, que são ricos em sódio, principal componente do sal.

#Dica24h: Compartilhe essas dicas entre os amigos e a família e deixe todo mundo saudável!

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