Suspenda a preguiça e treine no TRX

Os marinheiros são conhecidos por sua disciplina e preparo físico de atleta, afinal, precisam estar prontos para qualquer emergência em alto mar. Desde os tempos do marinheiro Popeye – aquele mesmo do desenho – o porte atlético é representado por braços fortes e alimentação regrada. E foi muito tempo em um navio que motivou o americano Randy Hetrick a criar o TRX, o acessório composto por tiras de nylon ligadas a um gancho e manoplas, para encaixar mãos ou pés (parecidas com aquelas encontradas em aparelhos de musculação) que permitem realizar os mais diferentes exercícios.

Quais os benefícios do TRX?

Com quantos quilos você aguenta treinar? 60, 70, 80kg?

Os exercícios no TRX são feitos por meio de suspensão, que usa o peso do corpo e a força da gravidade para trabalhar a resistência, a força e queimar calorias. “Ele exercita o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade, a postura e tonifica os músculos”, conta a professora Danubia Cordeiro, da Academia 24h.

Qual parte do corpo é a mais trabalhada?

As tiras são totalmente versáteis, assim, é possível que o aluno mude a angulação das partes do corpo durante os movimentos, o que não é permitido nos exercícios de força feitos nos aparelhos convencionais. Com isso, a atividade é feita de acordo com as necessidades de cada um.

O alinhamento corporal é bastante trabalhado no TRX, pois o treino envolve o tronco em cada exercício e exige uma postura adequada. Além disso, outros pontos do corpo são exercitados. “O sistema cardiorrespiratório também sai ganhando e os músculos do core, localizados no abdômen, no quadril e na lombar, são especialmente exigidos para equilibrar e estabilizar o corpo”, acrescenta Danubia.

Depois do esforço vem a bonança

Segundo os professores, o gasto calórico varia de acordo com o desenvolvimento de cada um, mas calcula-se um gasto médio entre 300 e 700 calorias em meia hora de aula.

Classificação livre*

O TRX exige diferentes grupos musculares em cada exercício, reduzindo assim o risco de lesão por sobrecarga ou isolamento de um músculo só. Dessa forma, o aparelho é indicado para qualquer pessoa – de iniciantes a atletas -, já que a intensidade do exercício é controlada pelo ângulo de inclinação do corpo.

*Ah, quem tem algum tipo de lesão muscular ou articular deve procurar um médico antes de começar a se exercitar, certo?

 

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