Treinar em jejum auxilia na perda de peso: verdade ou mito?

Há quem treine de estômago vazio, porque se exercita cedo e não gosta de tomar café da manhã ou por não conseguir comer durante o trajeto do trabalho para a academia.

No entanto, estudos comprovam que praticar atividades físicas em jejum não é benéfico para o organismo.

De acordo com um estudo publicado no Strength & Conditioning Journal, quem faz exercícios de estômago vazio queima mais músculos do que gordura estocada. Testes foram realizados com um grupo de ciclistas que comiam antes de treinar e outro em jejum. Os resultados apontaram que quem treinava sem nada no estômago tinha cerca de 10% das calorias queimadas vindas de proteínas, ou seja, utilizadas da massa muscular. Vale destacar que estes são atletas de alta performance.

E como funciona para quem busca boa forma, condicionamento físico e perda de peso?

Segundo o gerente da unidade Norte, da Academia 24h, Cláudio Rocha, a postura não deve ser diferente. “Não é recomendável treinar em jejum, pois pode ocorrer a hipoglicemia, que é a baixa dos estoques de açúcar na corrente sanguínea. Alguns sintomas da hipoglicemia são: tontura, visão confusa, tremores pelo corpo, sonolência e até a perda da consciência”, afirmou.

Sobre o estudo, Claudio explica que para o organismo usar os músculos como fonte de energia a pessoa deve estar realizando um treino de alta intensidade. Porém, frisa que quando não há alimento, o corpo busca outras fontes de energia. “E quando ficamos muito tempo sem comer, mais do que três horas, por exemplo, o organismo começa a liberar os corpos cetônicos, substâncias que impedem a utilização da gordura como fonte de energia”, disse.

Antes de ir para academia, nutricionistas aconselham fazer um lanche rápido, que seja de fácil digestão e ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante os exercícios.

Dica: “Antes do treino, consuma carboidratos complexos como: barra de cereais, bolachas de fibras, pão integral, etc.”. Segundo Claudio, estes alimentos servirão como ‘combustível energético’ essencial para os músculos.

Por isso, antes de ir para academia, lembre-se de fazer um lanchinho leve, sem exageros!

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