Treinar para a TPM passar

Sabe aquele dia que a mulher acorda de bom humor, desejando “bom dia” aos vizinhos, cantando enquanto vai ao trabalho e em um piscar de olhos, ela começa a chorar, achar que sua vida não tem sentido, que está gorda e nenhum roupa lhe serve! Pois bem, estes são sintomas de algo comum entre o sexo feminino, a TPM – Tensão Pré-Menstrual.

Além da variação de humor, ginecologistas apontam outras características que afetam o comportamento delas nesta época do mês, como irritabilidade, ansiedade, aumento do apetite, vontade de consumir doces, agressividade, choro fácil, insônia, cólica e alteração da libido sexual. E não é pequena a parcela de mulheres que tem TPM. Dados da Associação Catarinense de Medicina mostram que de 40 a 75% do público feminino têm, em algum nível, tensão pré-menstrual.

Mas nem tudo está perdido. Atenção, mulheres!

Antes de se acabar no chocolate, esperando a TPM passar, saiba que atividades físicas ajudam a amenizar os efeitos desta tensão.

Sim, exercícios físicos!

Se exercitar é um remédio natural para controlar a festa dos hormônios, pois a frequência de exercícios faz com que o organismo mantenha os níveis hormonais estabilizados e libere endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

A professora da Academia 24h, Alessandra Ribeiro recomenda que nesse período, o treino seja agradável e dinâmico. “O melhor é optar por exercícios aeróbicos e localizados para a região pélvica, como os abdominais, além de alongamento”, disse.

Veja como afastar a TPM com algumas dicas da Academia 24h:

30 minutos – Aposte em um período de 30 minutos de exercícios simples, para aumentar a circulação linfática, eliminar o excesso de líquidos e aliviar as dores. Consulte um professor para saber quais os mais indicados em cada caso.

Exercícios aeróbicos – Invista em aulas como Bike Indoor, Power Jump e Dança de Salão. Porém, quem já treina estas modalidades, a musculação também pode ser realizada, desde que em baixa intensidade.

Pegue leve – Quando estive de TPM, o ideal é realizar treinos com intensidade mais leve. Este não será um bom momento para aumentar intensidade ou carga do treino, pois há uma redução na capacidade de concentração feminina e aumento a sensação de fadiga muscular.

#Dica24h: Bora lá, transformar a Tensão Pré-Menstrual em Treino Pra Melhorar?

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Comentários (1)

Eliana Rodrigues Fernandes

Já que a Dança de Salão é ótimo para a TPM, porque não voltar essas aulas?, inclusive nem deveria ter tirado.

Abraços,
Eliana

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