Três dicas fundamentais para reduzir o açúcar da alimentação

Com certeza, você já deve ter escutado sua mãe ou avó falando “Não exagera com isso, menino(a). Tudo em excesso faz mal!”.

E não é que elas estavam certas! Pelo menos quando o assunto é a alimentação.

Vimos que o sal, se usado de maneira errada, pode se tornar um dos vilões da alimentação. Com o açúcar não é diferente!

Freud explica

Um estudo da University of California, divulgado pelo Journal of Physiology mostra que o açúcar pode, além de interferir no diabetes, na obesidade e nas gorduras presentes no fígado, atrapalhar o aprendizado e a memória.  Os pesquisadores constataram que o alto consumo de frutose diminui o número de conexões entre as células nervosas.

Apenas 5% por dia

Com objetivo de intensificar a luta contra a obesidade e doenças dentárias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ingerir apenas 5% de açúcar por dia, o que equivale a 25 gramas ou cerca de seis colheres de chá! Essa nova recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) encontrados em alimentos como açúcar refinado, mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados.

Reduza o açúcar da alimentação

O açúcar está presente em alimentos comuns no dia a dia e pode ser difícil saber onde ou como diminuir os níveis de consumo.

Por isso, a Academia 24h te dá àquela forcinha e te passa três dicas fundamentais para reduzir o açúcar da sua alimentação.

Diga não ao suco de caixinha – Dê preferência aos sucos naturais. Sucos industrializados têm altas quantidades de açúcar. Em alguns casos, os níveis são maiores do que um copo de refrigerante;

Iogurte natural é o que há – Os iogurtes podem ter alta concentração de açúcar, mesmo aqueles que afirmam possuir pouca gordura. Opte por um iogurte natural. Caso sinta falta de sabor, acrescente frutas 😉 ;

Fique dê olho na sobremesa – Após o almoço, para suprir aquela necessidade de um docinho, prefira uma fruta ao invés de um pedaço de pudim ou uma barra de chocolate.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário