Você conhece os exercícios pliométricos?

Aumentar a força e tonificar os músculos é o objetivo de muitos que frequentam a sala de musculação.

Poucos sabem, mas, além de levantar peso, existe outra modalidade que pode complementar este sonho e ajudar, também, quem procura por atividades que aperfeiçoam o impulso, a velocidade, a explosão e a força muscular: os exercícios pliométricos.

O que são exercícios pliométricos?

A pliometria é um exercício que tem como base principal o alongamento e encurtamento muscular para que, dessa forma, utilize os músculos o máximo possível durante movimentos rápidos e de explosão.

Como exercício funcional, os pliométricos utilizam apenas o próprio peso para trabalhar o corpo, com movimentos que giram em torno de saltos e lançamentos em velocidade. “É preciso estar bem preparado para realizá-los”, alerta o professor Fernando Meireles da Academia 24h.

Músculo é como uma mola

Para executar os exercícios da melhor forma, é recomendado conciliar este tipo de treinamento com o treino de força.

Os músculos funcionam como uma espécie de mola que, se for puxada para baixo, quando é solta, entra em ação. Eles guardam energia diante da compressão e, quando a libertam, produzem força.

Conheça alguns exercícios

Ficou curioso(a), né?

Veja alguns exercícios pliométricos.

Salto vertical – Em pé e com os pés separados à largura do quadril. Flexione os joelhos e salte com os braços estendidos acima da cabeça.

Salto vertical joelho ao peito – Em pé, com as costas direitas e abdômen contraído, dê um salto e coloque os joelhos o mais próximo possível do peito. Lembre-se de nunca comprometer a postura.

Lançamento acima da cabeça – Em pé, de frente para uma parede, com os pés paralelos, segure a medicine ball com as duas mãos e acima da cabeça. Arremesse na parede, executando o movimento rapidamente e com força.

Lançamento no chão – Em pé, com os pés paralelos e os joelhos semiflexionados, segure a medicine ball com as duas mãos e a leve para trás da cabeça. Arremesse-a com força no chão, à frente do seu corpo.

Posts relacionados