Afinal das contas: você sabe o que é catabolizar?

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“O que é catabolizar?”, este é uma das perguntas mais feitas na sala de musculação ou de aeróbico .

Catabolismo 

O organismo precisa de energia para realizar as tarefas simples do dia a dia. Esse “combustível” é encontrado principalmente nos alimentos. Segundo o coordenador da Academia 24h, Fernando Meireles conta que catabolizar é obter energia do músculo para o funcionamento do corpo. “De uma forma simples, é a quebra de um nutriente ou local de possível energia, para obtenção da mesma. E catabolizar pode ser importante sim, se a ótica for em manter as funções vitais!”.

Catabolismo na hipertrofia

Na hora de crescer, é possível ter duas visões sobre catabolizar. Caso você não produza energia suficiente com a alimentação, seu corpo irá buscá-la em outros meios, como por exemplo, os músculos. 🙁 “Ele [catabolismo] poder vir de um substrato, como polímero proteico, sendo usado para obtenção de energia, neste caso é ruim. Até porque esperamos que a proteína faça seu papel de repositor de tecidos, dentre outros e não a reposição dos estoques de ATP musculares, entre outros”, afirma Fernando.

Porém, caso a sua alimentação seja equilibrada e com altos níveis de energia, o pensamento pode ser outro. “Também podemos pensar pelo lado do carboidrato, que será quebrado para se obter energia. Aí temos uma visão boa! Carboidrato é para isso mesmo, obtenção de energia! Outra ótica.”, diz Fernando.

Catabolismo na perda de peso

Ocorre da mesma forma. Caso a dieta para emagrecer seja exclusiva de proteína, sem carboidrato ou com baixa relação de carboidratos “O catabolismo irá fazer a quebra da proteína muscular, a fim de obter energia por meio de um processo chamado gliconeogênese, que é obtenção de energia com outro substrato que não seja o carboidrato. E isso, nunca é uma coisa boa, para quem deseja performance!”, finaliza Fernando.

Hábitos que te fazem catabolizar

Os fatores que fazem o organismo catabolizar são mais comuns e presentes no dia a dia do que nós poderíamos imaginar. Vejam só:

– Má alimentação.

– Estresse.

– Falta de descanso.

Por isso, tenha uma alimentação saudável, descanse bem e treine sempre com orientação de um(a) professor(a) .

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