Vovôs e vovós fitness: exercícios ideais para a melhor idade

Quem foi que disse que exercício físico não é coisa de vovô e vovó?

É cada vez maior o número de idosos ou pessoas da melhor idade frequentando a academia e praticando atividades físicas. Eles estão conscientes dos benefícios que os exercícios trazem à saúde, independente da idade. No caso dos idosos, auxilia em pontos importantes como na proteção contra o Alzheimer, redução de insuficiência cardíaca, entre outros.

Terceira idade dominando

Hoje, o Brasil conta com 22,9 milhões de idosos – 11% da população – e a expectativa média de vida é de 75 anos, segundo o IBGE.

É comum olhar na academia e se deparar com uma vovó mantendo o corpinho na esteira ou um vovô saradão trabalhando os músculos. Números da Associação Brasileira de Academias (Acad) mostram que 30% das pessoas que frequentam academia têm acima de 60 anos.

Treine com segurança

Assim como qualquer outro aluno, os idosos devem tomar certos cuidados, durante os treinos, para realizar os exercícios corretamente e evitar lesões e traumas.

O gerente da unidade Norte, Claudio Rocha, alerta para a importância de um acompanhamento médico. “Além de ter liberação médica, é fundamental seguir exatamente as orientações de um profissional de educação física.”

Exercícios preferenciais

Existem alguns exercícios que podem ter uma dificuldade maior para a galera da melhor idade, por isso vale sempre consultar as recomendações do professor.

Academia 24h listou alguns exercícios que deve ser priorizados, como os que desenvolvem:

“Indico também que os alunos façam Pilates; por causa do baixo impacto, a atividade é ideal para quem sofre de dores crônicas ou problemas musculares”, reforça Claudio.

#Dica24h: Seja um vovô ou vovó fitness e valorize a sua saúde! 😉

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