Como os exercícios físicos ajudam a cuidar da mente

#

Você sabia que a prática de exercícios, além de melhorar o condicionamento físico também é fundamental para uma boa saúde mental? Isso mesmo. As atividades esportivas contribuem para o bem-estar da mente.

E o ditado popular: “Corpo são, mente sã” agora conta com o aval da ciência. Estudos norte-americanos da Universidade de John Hopkins  e do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos comprovam que a proteína que ajuda as células musculares do coração a funcionarem corretamente, também é responsável pelo combate à depressão e ao melhoramento da memória e do aprendizado.

As atividades físicas melhoram a oxigenação e o fluxo sanguíneo, o que facilita a comunicação entre os neurônios. Além disso, a prática de exercícios também melhora a qualidade do sono, já que a musculatura do corpo tem necessidade uma reparação e, com isso, o sono fica mais profundo.

A importância da alimentação

As pesquisas também mostram que não adianta apenas praticar exercícios, é essencial ter um estilo de vida saudável. Isso envolve manter uma alimentação balanceada. Manter o corpo nutrido corretamente diminui o estresse físico.

Autoestima

Os exercícios físicos também melhoram a autoestima. Quando estamos mais felizes com a nossa imagem, interagimos de uma forma mais positiva com as pessoas do nosso círculo social.

Vale lembrar que, como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental.  Então, para que os exercícios tragam benefícios para você, é preciso respeitar seus limites e seguir as orientações de um preparador físico. Procurar a ajuda de um nutricionista ou nutrólogo também poderá te ajudar a conquistar melhores resultados.

Conte para gente quais as mudanças positivas que os exercícios trouxeram para sua vida! Comente abaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário