Fortalecimento da imunidade: Mais uma arma para enfrentar o Covid-19

Ao logo das últimas semanas, a mídia informou, com muita ênfase, formas de prevenção ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que já contabiliza mais de 200 casos no Brasil, segundo o relatório do Ministério da Saúde.

Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool-gel, cobrir a boca quando tossir e espirar, não compartilhar talheres, além de evitar aglomerações, foram algumas das precauções informadas por especialistas.

Mas, o que pouco se fala é na importância do fortalecimento da nossa imunidade, que apesar de não impedir o contágio, ajuda o sistema imunológico, que serve como uma proteção para enfrentar o vírus e bactérias. E isso conseguimos através de uma alimentação balanceada, ingestão de água e atividades físicas moderadas, entre outras hábitos saudáveis.

Vale lembrar que, durante as infecções, quadro de mal-estar e febre, as atividades físicas devem ter uma pausa, pois é importante deixar todas as reservas de energia do corpo para que as células do sistema imunológico funcionem no seu potencial máximo.

Conheça alguns alimentos aliados:

Frutas com grande quantidade de vitamina C, assim como o limão, laranja, mamão, goiaba e acerola. Frutas vermelhas, que são ricas em antioxidantes e que favorecem nosso sistema.

Alimentos que são fontes de ferro, como carnes e vegetais verde-escuros ajudam na absorção da vitamina C.

Vegetais, que contam com uma variedade de nutrientes e vitaminas do complexo B, são fontes de fibras, colaborando para uma microbiota intestinal saudável;

Prebióticos, alguns dos mais importantes são as fibras alimentares presentes em leguminosas, frutas e grãos, farinhas e farelos integrais;
Própolis e cúrcuma são alimentos potencialmente anti-inflamatórios e estudos apontam evidências de que auxiliam no funcionamento do sistema imune

Além disso, é preciso evitar frituras, doces e produtos industrializados e ultraprocessados em geral.

Fonte: Eu atleta

Deixe um comentário